-
Arquitetos: entre escalas
- Área: 204 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:André Scarpa
-
Fabricantes: Atlas, Ferreira RJ Marmoraria, Pedras Coimbra, REKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa na Rua Apiacás faz parte de um conjunto de sobrados construído na década de 1950 em São Paulo. A intervenção na construção original propõe repensar a relação entre os ambientes da casa, propondo novas espacialidades.
Abertura de novos vãos, antes separados fisicamente, integram salas, cozinha e pátio, e oferecem melhor entrada de luz natural. O “pátio vermelho” funciona também como ampliação da cozinha, com agradável jardim. Outra premissa importante do projeto foi estabelecer relações visuais com as áreas ajardinadas propostas. O verde ganha presença em diversos ambientes.
Elementos de madeira existentes foram restaurados e revelados (estrutura, escada e pisos de madeira). Caixilhos de ferro existentes foram recuperados e reposicionados na fachada frontal, promovendo acesso direto entre a varanda da frente e o pátio. Novos elementos de madeira foram adicionados como o pergolado na entrada (oferecendo melhor entrada de luz natural) e o painel entre as salas, e caixilhos na cozinha / pátio.
Os novos caixilhos de madeira recebem vidros diferentes (liso e aramado), de modo a filtrar a relação visual dentro e fora de maneira distinta. O percurso entre a sala e cozinha, com um volume arredondado e o jardim interno, configura o “espaço entre”, e propõe continuidade e transição entre sala, cozinha e pátio. A cozinha também contempla nova bancada de granito e marcenaria, mantendo o piso original da casa.
A condição de térreo superior da casa, em uma cota elevada, proporciona uma relação interessante entre a vida doméstica e a rua. A varanda da frente recebe uma bancada externa e um banco, ambos de concreto moldados in loco.
A reconstrução da fachada com tijolos de demolição faz referência à técnica construtiva original da casa de tijolinho estrutural.